terça-feira, 17 de julho de 2018

Recordando José Campos Barreto (1945-1971) - João dos Reis


JOSÉ CAMPOS BARRETO, o Barreto para os amigos do colégio, nasceu em Buriti Cristalino/Brotas de Macaúbas, Bahia. Cursou o ginasial no Seminário de Garanhuns, em Pernambuco. Veio para S.Paulo em 1964; foi aluno do curso Clássico do Colégio Estadual "Antônio Raposo Tavares" (Ceneart) em Osasco nos anos 1965/1967. Foi Presidente do Circulo Estudantil de Osasco (CEO). Trabalhou na fábrica Cobrasma; líder operário na greve de 1968 em Osasco, quando foi preso - ficou na prisão 98 dias. Militou na VPR e na VAR-Palmares. Morreu no sertão baiano em 17 de setembro de 1971 junto com o Capitão Carlos Lamarca.

Era meu amigo e colega de turma no curso colegial: alegre, inteligente, culto, musical (sempre com um violão debaixo do braço), leitor do filósofo Bertrand Russell, do escritor João Guimarães Rosa (foi ele que me emprestou "Grande sertão: veredas"). Soube da prisão, das torturas depois da greve de Osasco em 1968 porque meus amigos Jesse Navarro e Maria Aparecida Medeiros foram escolhidos por ele para visitá-lo no DEIC/DOPS.

Ele passou no fim do expediente no meu trabalho, fui de carona na bicicleta dele visitar um outro amigo. Foi, talvez, nosso último encontro - as palavras desapareceram da minha memória, mas as imagens permanecem.





Nenhum comentário:

Postar um comentário