quarta-feira, 1 de outubro de 2014

RECORDANDO Alberto Abib Andery - João dos Reis



Caros amigos/as

Tenho escrito sobre personagens da História de Osasco que hoje não estão mais presentes.
ALBERTO ABIB ANDERY, psicólogo, padre secular, está vivo, e não foi esquecido por nós.

Ele era padre em uma paróquia do Jardim S.Vitor em Osasco .Lembro que ele foi junto com um grupo de estudantes-trabalhadores panfletar pelo voto nulo, porque não acreditávamos na farsa eleitoral da ditadura militar. Foi ele, se não me engano, que trouxe um artigo da revista francesa “L’Express”, que denunciava a tortura de presos políticos no Brasil. Como professor da PUC-SP, criou uma extensão universitária de Saúde Mental no Jardim Santo Antonio/Osasco – atendia aos jovens trabalhadores do bairro. Itália Benetazzo, estudante de Psicologia nessa universidade, irmã de Antonio Benetazzo, foi uma das estagiárias nesse trabalho pioneiro de anti-psiquiatria na periferia.

Foi o assessor do projeto de educação popular da FNT-Frente Nacional do Trabalho/Osasco, que criou um ciclo de debates e grupos de estudo na periferia da Região Metropolitana Oeste (Osasco e cidades vizinhas). Fui o “intelectual” contratado nos anos 1980/1984 para colocar em prática o projeto de Albertino Souza Oliva, Antonio Vieira Barros e José Groff. Trouxemos para os bairros da cidade e região intelectuais que estavam marginalizados pela repressão da ditadura militar – Plínio de Arruda Sampaio, Paulo Freire, Antonio Roberto Espinosa, Reginaldo C.de Moraes, entre tantos outros.

Hoje, meu querido amigo vive em um asilo na Zona Sul de S.Paulo. Há dias que se lembra de todos, em outros dias a recordação dos amigos do passado desapareceu da sua memória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário